Categoria nova, LivroXFilme! Nesta categoria/seção irei comparar o que li do livro com o que vi no filme, e minha opinião a respeito do filme.
Para abrir está nova tag, eu escolhi o primeiro livro da serie  de Veronica Roth, Divergente. Eu não tenho o livro impresso, li em formato digital(baixei na internet), até agora foi o único da série que li.

Sinopse do Livro: Em uma Chicago futurista, toda a sociedade foi dividida em cinco grupos de pessoas, denominados de facções. Existem cinco facções e cada uma delas dedica-se ao cultivo de uma virtude em especial:
Abnegação (Altruísmo);
Amizade (Generosidade);
Audácia (Coragem);
Franqueza (Sinceridade);
Erudição (Inteligência).
Cada uma das cinco facções trabalham em um setor diferente da cidade, ajudando em sua manutenção.
Todos os habitantes da cidade, quando chegam aos dezesseis anos, são submetidos ao Teste de Aptidão, que os ajudará a escolher a facção que melhor corresponde com sua personalidade e verdadeira natureza humana. Em seguida participam da Cerimônia De Escolha, onde os jovens devem decidir a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas - podendo permanecer em sua facção de origem ou abandoná-la para sempre.
Para Beatrice Prior (protagonista e narradora onisciente), a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é — não podendo ter os dois. Então faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive ela mesma, quando decide se transferir da Abnegação (sua facção original) para a facção dos corajosos, a Audácia.
Durante o processo de Iniciação altamente violento e competitivo que se segue, Beatrice Prior muda seu nome para "Tris" e esforça-se para decidir quem são realmente seus amigos — e onde se encaixa em sua nova vida. Tris conhece um rapaz chamado Quatro/Tobias, que é seu Instrutor de Iniciação. Tris acaba revelando fortes sentimentos por ele. Quatro/Tobias é, ao mesmo tempo, um rapaz perturbador e cheio de segredos.
Mas Tris também tem um segredo, que mantêm escondido de todos, pois poderia significar sua morte: Ela é Divergente - apresenta aptidão para mais do que uma facção, nas quais são abnegação, audácia e erudição. Isso a torna uma ameaça em potencial, pois aqueles que não se encaixam em apenas uma facção não podem ser manipulados ou persuadidos, ameaçando assim o sistema estabelecido. Portanto, todas as pessoas que apresentam divergência devem ser exterminados.
Ao descobrir um terrível plano da Erudição e da Audácia de dominar o Conselho Governamental da cidade, assumir a liderança das facções e de destruir sua facção de origem, a Abnegação, ela aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama… ou destruí-la.
Título: Divergente
Título Original: Divergent
Autor(a): Veronica Roth
Editora: Katherine Tegen Books/Rocco
Avaliação:
Categoria: Distopia/Ficção Cientifica

 Sinopse do Filme: Divergente se passa em uma Chicago futurística destruída após uma guerra. Para manter a paz os fundadores construiram uma cerca e dividiram a população em cinco grupos denominados facções, cada uma representa uma qualidade humana são elas: honestidade (Franqueza), generosidade (Amizade), coragem (Audácia), inteligência (Erudição) e altruísmo (Abnegação). No dia de seu teste de aptidão, Beatrice Prior descobre que é um divergente, ou seja, apresenta uma personalidade para mais de uma facção.
Na cerimônia de escolha, Beatrice surpreende ao escolher uma facção completamente diferente da sua antiga. Lá ela conhece Quatro (Theo James), um rapaz mais experiente na facção que ela, que passa a ser seu instrutor de treinamento e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.


Data de Lançamento: 21/03/2014 (USA) - 17/04/2014 (BRA)
Produtora/Distribuição: Summit Entertainment/Paris Filmes
Direção: Neil Burger
Categoria: Ação/Distopia/Ficção Científica

Opinião: Bom, as diferenças começam logo no inicio, em algumas cenas importante e outras nem tanto, como por exemplo a cena em que a mãe da Tris corta o cabelo dela, ou quando a Tris conhece o Four(Quatro) e ela tem dificuldade de dizer seu nome pra ele e ele diz que ela pode escolher um nome novo. Há também diferenças nas cenas do jogo de pegar a bandeira, desde as armas usadas, até em quem pega a bandeira no final. Nas cenas decisivas há muita diferença também, nas cenas de luta, enfim, não dá pra fazer o filme idêntico, por isso eles dizem que é baseado no livro. Mas, uma das maiores diferenças que notei entre o livro e o filme foi, Theodore Peter James Kinnaird Taptiklis, e posso dizer para aquelas minhas colegas que ainda não viram o filme, veja! hahahaha você não sabe o que está perdendo! hahahaha Vale MUITO a pena, pelo Theo James, sim! Porém a nota que dei ao livro, na avaliação, infelizmente não dou ao filme, ele é até bom, eu gostei, mas o livro é mil vezes melhor que o filme, mas vale a pena sim, nem que seja para ver a história que gostamos na tela. :)
Não deixem de LER o livro, eu li em formato digital, mas isso é o que menos importa, o importante é ler, conhecer a história, viajar para lugares distantes e viver a vida dos personagens, viver outras vidas inimagináveis sem sair de casa!
Leia a minha resenha AQUI!
 E que venha Insurgente!

P.S.: Moderei bastante para não haver spoiler, nós sabemos o quanto é chato alguém contar o final do filme/livro!
 XoXo

Deixe um comentário