Oi meus amores, faz uns dias que eu não apareço por aqui, né? Mas vim corrigir essa minha falha! Hoje tem Resenha/LivroXFilme de uma história que amo: Um amor para Recordar!


Sinopse: Quando tinha dezessete anos, a vida de Landon Carter mudou para sempre. Isso foi há quarenta anos, quando ele se viu diante de um impasse que pode ser catastrófico para um rapaz dessa idade: arrumar uma companhia para o baile de formatura. Landon já havia namorado uma garota, Angela, mas antes das férias daquele verão ela o havia trocado por um rapaz mais velho e com um carro mais bonito. Não que Landon não tivesse dinheiro. Era filho de um dos únicos políticos da pequena Beaufort, na Carolina do Norte, tinha uma bela casa, um carro e frequentava com os pais os melhores restaurantes da cidade. Mas naquele ano, não tinha mais nenhuma opção feminina para acompanhá-lo ao baile em honra aos ex-alunos da escola. Todas as mais bonitas já haviam sido convidadas e só lhe restavam as que usavam óculos de fundo de garrafa ou as de língua presa. A última esperança era encontrar alguém no álbum de retratos dos alunos da escola. Foi lá que encontrou Jamie Sullivan. Depois de resistir por quase uma hora, folheando o livro de trás para frente, Landon teve de dar o braço a torcer e aceitar que Jamie era sua opção mais razoável, a não ser que quisesse ficar servindo ponche e limpando as poças de vômito nos banheiros, que era o que os rapazes desacompanhados acabavam fazendo nos bailes.

Título: Um Amor para Recordar
Título Original: A Walk to Remember
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Grand Central Publishing/Novo Conceito
Avaliação:
Categoria: Romance

 Resenha/Opinião: Eu realmente não sei o que falar desse livro, mas vou tentar expressar meus sentimentos! Esse livro é maravilhoso! Mas se você já assistiu o filme, não espere encontrar cada pedacinho do filme no livro. A história central é a mesma, a história de amor e sofrimento de Landon e Jamie, o amor bonitinho dos dois, os dramas e a doença dela, mas de resto eu particularmente achei poucas coisas realmente parecidas. Creio eu que o que Nicholas Sparks conta no livro, e a maneira como ele a escreveu, deixa a história ainda mais comovente do que no filme, a descrição das coisas e das pessoas a época em que o livro se passa, deixa tudo mais fofinho, triste, romântico e emocionante. Como não podia deixar de ser, para uma pessoa que ama romances, eu chorei rios de lágrimas e tive que reler o final. Amei! 

LivroXFilme: 
Sinopse do filme:Landon é um jovem sem metas e irresponsável, que foi punido por ter feito uma brincadeira de mau gosto a um rapaz que quase fica paraplégico. Como punição, o diretor da escola faz com que ele (Landon) participe da produção de uma peça que está sendo montada; durante os ensaios, Landon aproxima-se de Jamie Sullivan, filha do pastor da pequena cidadezinha onde moram, uma garota "certinha" que tem uma lista de desejos a realizar-se e que o ajuda a ensaiar para a peça com apenas uma condição: que ele não pode apaixonar-se por ela. Porém, eles se apaixonam, mas Jamie guarda um segredo: ela tem leucemia há dois anos.
Landon não compreende porque isso foi acontecer, pois eles se amam e tudo parecia estar perfeito. O estado de saúde de Jamie agrava-se, ela é internada e está à beira da morte. Landon planeja realizar um antigo sonho de Jamie, que é o de ver um cometa que estará passando; ele, então, junta esforços para construir um telescópio para juntos verem a passagem do cometa. Jamie sai do hospital neste mesmo dia, e à noite, eles conseguem ver o tão esperado cometa passar. Como ela já lhe havia contado que seu maior sonho era casar de vestido branco na mesma igreja que a sua mãe e seu pai casaram-se, Landon aproveita o momento e pede Jamie em casamento. Eles vivem felizes o verão inteiro, até o dia do falecimento de Jamie.
Landon, já sem a sua amada, vai para outra cidade fazer faculdade, e depois de alguns anos, volta a sua antiga cidade para entregar ao pai de Jamie o diário da falecida esposa do pastor, que estava com ele após a morte de Jamie. A principal mensagem do filme é a de que, mesmo Jamie tendo partido tão precocemente deste mundo, ela presenciou um pequeno milagre: a transformação de Landon, que era um adolescente irresponsável, sem metas e mal-educado, em um rapaz brilhante e querido.
Data de Lançamento: 2002 (USA) - 07/02/2003 (BRA)
Produtora/Distribuição:  Warner Bros. Pictures, Pandora Cinema & Gaylord Films
Direção:  Adam Shankman
Categoria: Drama/Romance

Eu resolvi fazer em um mesmo post a comparação entre o que eu notei de diferente entre o livro e o filme, vamos lá. 
  • O Começo;
  • A época em que se passa a história;
  • A descrição do pai da Jamie;
  • A peça de teatro que eles encenam;
  • O motivo do Landon fazer a peça;
  • Landon levando Jamie ao baile;
  • Landon defendendo Jamie dos amigos;
  • Quando Jamie conta a Landon sobre o seu problema de saúde;
  • Landon pedindo ajuda ao pai;
  • O casamento;
  • O final!
Bom isso foi o que eu pude postar sem ter muitos spoilers, afinal a maioria das pessoas, pelo menos as que conheço, que viram o filme, nunca leram o livro. Mas, quero deixar claro, não é um crítica negativa para o filme, eu amo esse filme, assisto ele pelo menos umas 30 vezes por ano, é só um pequeno aviso, para não se surpreenderem com as diferenças entre o dois. EU RECOMENDO: LEIAM O LIVRO! :)
"O tempo estava se esgotando, e meu coração ainda dizia que havia mais alguma coisa que eu poderia fazer.
Em 14 de fevereiro - Dia dos Namorados - Jamie selecionou um trecho da carta de Coríntios que tinha um significado especial para ela. Disse-me que, se tivesse a oportunidade, era a passagem que gostaria que fosse lida no dia do seu casamento. A passagem era a seguinte: "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não sente ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
Jamie era a essência mais sincera daquela descrição."
"Quarenta anos se passaram, e ainda me lembro de cada detalhe daquele dia. Posso estar mais velho e mais experiente, posso ter vivido outra vida desde então, mas eu sei que, quando a minha hora chegar, as memórias daquele dia serão as últimas imagens  que cruzarão a minha mente. Ainda a amo, e nunca tirei a aliança do dedo. Nunca tive vontade de fazer isso, mesmo depois de todos esses anos."
"Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizessem, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como elas vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem..."
 E aí, gostaram? Já leram? Querem ler? Me contem!
XoXo

Deixe um comentário