Oi meus amores! Na semana passada eu postei a resenha de A Menina Que Roubava Livros de Markus Zusak, e eu não sei se vocês sabem mas existe o filme baseado na história do livro. E eis que hoje eu vim fazer a minha comparação em o livro e o filme(jura?). Vamos ver o que eu achei de diferente entre os dois?

Sinopse do Livro: Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

Nome: A Menina Que Roubava Livros
Nome Original: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Editora: Picador, Pan Macmillan/Intrínseca
Avaliação:

Categoria: Ficção/ Drama
Leia a minha resenha do livro AQUI!


Sinopse do Filme: Uma jovem garota consegue sobreviver em Munique, na Alemanha, através de livros que ela roubava. Com a ajuda de seu pai adotivo, ela consegue aprender a ler em plena Segunda Guerra Mundial. A garota, Liesel Meminger, também partilha de seu aprendizado com vizinhos e um judeu que consegue esconder sua origem para não ser morto pelo exército nazista.

Data de Lançamento: 08/11/2013 (USA) - 31/01/2014 (BRA)
Produtora/Distribuição:
Sunswept Entertainment & 20th Century Fox
Direção: Brian Percival
Categoria: Drama
 
 
 
 
Resenha/Opinião:
O que mudou:
  • A morte do irmão de Liesel;
  • Como ela acha o 1º livro;
  • O cenário do quarto é bem mais arrumadinho que o descrito no livro, isso me deixou com uma sensação estranha;
  • Rudy, esteticamente falando, é mais fofo do que o que foi descrito, pelo menos eu o imaginei um pouquinho menos fofinho;
  • A briga de Liesel é maravilhosa, embora seja um tanto diferente;
  • A fuga de Max da casa da família, ao meu ver é bem menos dramática;
  • Rudy correndo pintado;
  • O 2º livro roubado;
  • A chega de Max a rua Himmel;
  • Liesel indo buscar as roupas para lavar;
  • Rudy ganhando as corridas;
  • As visitas a casa do prefeito;
  • Quando o prefeito dispensa os serviços de Rosa;
  • O certo senhor indo para a guerra antes de outro senhor, quando os dois deveriam ir juntos; (entendeu?)
  • A 1ª vez que ela rouba uma certa residência;
  • Quando Max sai para ver o céu;
  • Hans ajudando um homem e suas conseqüências;
  • Liesel lendo no porão durante o bombardeio;
  • 1º "desfile" de Judeus;
  • O bombardeio;
  • Liesel sendo encontrada depois do bombardeio. 
Tudo isso e muito mais, se fosse discorrer do que achei diferente, seria um post imenso e cheio de spoiler(mais do que já tem?). 

O que não mudou:
  • O amor de Hans por Liesel;
  • Rosa;
  • O ódio dos nazistas contra os Judeus, comunistas e outros;
  • O amor de Liesel por Max, os pais e Rudy. 
Bom isso foi algumas das coisinhas que eu notei de diferente, enxuguei bastante para que não ficasse um spoiler muito grande! :) Embora eu não quisesse divulgar spoiler nenhum. :(
E vocês o que acharam? Já leram o livro ou viram o filme? Me contem.

XoXo

Deixe um comentário