Oi meus amores! Quem me acompanha no Instagram sabe que semana passada terminei de ler dois livrinhos(só?) Então a resenha de hoje é de um deles(sério?). A resenha de hoje é sobre o livro A Menina que Roubava Livros, de Markus Suzak.
"Uma ideia bonita: Uma, roubava livros. O outro, roubava o céu."
Sinopse: Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

Nome: A Menina Que Roubava Livros
Nome Original: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Editora: Picador, Pan Macmillan/Intrínseca
Avaliação:

Categoria: Ficção/ Drama
"UMA DEFINIÇÃO NÃO ENCONTRADA NO DICIONÁRIO - Não ir embora: Ato de confiança e amor, comumente decifrado pelas crianças."
Resenha/Opinião: Não sei bem o que dizer desse livro, sempre tive um fascínio por ele, já tinha tentado lê-lo umas três vezes, mas como o livro era emprestado, nunca consegui terminar.
Talvez esse seja um dos motivos de todo esse meu amor por esse livro, ou talvez seja porque eu realmente goste de livros que tenham como "tema"  a 2ª guerra. O fato é que este livro me ganhou de um jeito que não consigo explicar, sou apaixonada pela Liesel e pelo Rudy nem se fala. Por Hans eu tenho um amor fraternal e uma admiração muito grande, é estranho dizer isso de um personagem, mas é como se eles estivessem aqui do meu lado, como se fossem reais.
As aventuras da Roubadora de livros e do fiel companheiro, se passam na Alemanha nazista, em meio ao sofrimento da 2ª Guerra Mundial, e mesmo assim me divertiram,  e dedicação da menina para com seu amigo Max me encantou, a admiração da personagem e o amor pelo pai de criação e o medo da "mãe" me fizeram rir e no final chorar.
E o final? Bom quase tive que relê-lo, as lágrimas por pouco não tomaram completamente a minha visão. Mas, o que mais admirei em Liesel foi o amor e o ódio pelas palavras, que hora diziam coisas boas e depois diziam coisas horríveis, a "verdade" de sua história, coisas que me fizeram pensar: "É, isso podia ter acontecido realmente!"
Ah! E a narradora tá de parabéns, "excelente" trabalho!
"Não resmungou, nem gemeu nem bateu com os pés. Simplesmente engoliu a decepção e optou por um riso calculado - um presente dela para si mesma."
"As palavras sempre ficam. Lembre-se sempre do poder das palavras. Quem escreve constrói um castelo, e quem lê passa a habitá-lo."
"UMA ÚLTIMA NOTA DE SUA NARRADORA: Os seres humanos me assombram!"
E aí, já leram A Menina que Roubava Livros? Querem ler? Me contem!
XoXo

Deixe um comentário